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Porto Santo Line - Transporte de Viaturas

Transporte de Viaturas

Informação ao proprietário/condutor da viatura

 

1 - Compete ao proprietário e/ou condutor de viatura a respectiva condução nas operações de embarque e de desembarque, assim como à sua imobilização em segurança durante a viagem, atendendo às indicações do pessoal de bordo.

 

2 - Os danos sofridos e/ou causados a terceiros, ao navio ou seu equipamento, decorrentes de condução inadequada , não respeitando as normas aplicáveis e as indicações do pessoal de bordo, serão da exclusiva responsabilidade do condutor.

 

3 - Qualquer dano ou avaria ocorrida no veículo durante a viagem deverá ser prontamente comunicada a qualquer elemento da tripulação disponível. As reclamações de danos ou avarias comunicadas posteriormente ao desembarque do veículo, deverão ser apresentadas por escrito, cabendo o ónus da prova dos factos alegados ao respectivo condutor.

 

4 - Aos condutores sob a influência do álcool ou drogas, não será permitida a condução de qualquer veículo a bordo do navio.

 

5 - Os veículos em mau estado de conservação, que apresentem derrames de combustível ou óleo, pneus sem rasto ou qualquer outra anomalia que constitua perigo para o navio ou para a segurança da carga transportada, serão recusados ao embarque.

 

6 - Os veículos cuja carga não apresente estar devidamente fixada para o transporte por mar, se apresente instável ou que exceda os limites do respectivo veículo, serão recusados ao embarque.

 

7 - Os veículos movidos a gás (GPL), serão recusados ao embarque.

 

8 - Os veículos que transportem gado vivo, que não possuam dispositivos que impeçam o derrame de excrementos, serão recusados ao embarque.

 

9 - Ao pessoal de bordo possuidor de carta de condução apropriada, só em condições excepcionais será permitido conduzir ou movimentar viaturas desacompanhadas ou pertencentes a passageiros, desde que solicitado por estes.

 

10 - O serviço referido no ponto anterior não decorre de forma alguma do contrato de transporte, nem das atribuições profissionais do tripulante, entendendo-se que este age por conta e risco do respectivo proprietário/condutor, assumindo este todos os riscos e danos que ocorram na própria viatura ou em terceiros, em virtude de erro ou omissão do tripulante.

 

11 - Os veículos não retirados do navio em tempo razoável, após a chegada do navio ao porto de destino, ficarão sujeitos a reboque, decorrendo os respectivos encargos por conta do proprietário e ou condutor.

 

 

 

Car Deck

 

- travar e engatar sempre o carro ao estacionar;

 

- apagar as luzes e abrir o vidro da porta para facilitar a comunicação com os tripulantes;

 

- dependendo da carga embarcada e da disposição das plataformas móveis do car deck, o condutor é solicitado a progredir e estacionar de frente ou de marcha-a-trás – seguir as instruções dos tripulantes;

 

- à chegada do navio, e para não atrasar a saída dos outros veículos, é da maior importância que o condutor e passageiros acompanhantes desembarquem o mais brevemente possível – para tal pede-se aos passageiros para se dirigirem aos seus veículos com a devida antecedência.

 

- acessos à garagem: quatro acessos na zona da recepção;

 

- se o veículo rebocar um atrelado, tiver limitações de manobra, for rebocado ou sofrer de alguma deficiência mecânica deve-se apresentar para o embarque com a devida antecedência (no mínimo 1 hora antes da largada) de modo que a  sua manobra não atrase e dificulte a estiva da garagem.


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