TOP 10 das melhores propostas gastronómicas na Madeira, sem esquecer o Porto Santo!

Ana Isabel Caires

Ana Isabel Caires

-
Tempo leitura2 min

TOP 10 das melhores propostas gastronómicas na Madeira, sem esquecer o Porto Santo!

Falar da Região Autónoma da Madeira é, inevitavelmente, falar da sua gastronomia, que deixa locais e forasteiros com água na boca. Poucos destinos oferecem uma combinação tão rica de sabores e tradições como o arquipélago da Madeira. O que de melhor se faz na cozinha madeirense traduz-se numa variedade de especialidades que combinam frescura, qualidade e autenticidade:

1 - Bolo do caco

Um ícone da gastronomia madeirense, originário da ilha do Porto Santo. O bolo do caco é um pão fofo, cozido sobre uma pedra quente, tradicionalmente servido com manteiga de alho. Acompanha, na perfeição, várias opções de carne e peixe.

2 - Espetada

Quem visita a Madeira dificilmente parte sem provar uma das maiores especialidades regionais: a famosa espetada de carne de vaca em pau de louro! Tenra, suculenta e temperada com sal e louro, a carne é assada lentamente sobre brasas, geralmente ao ar livre. 

3 – Lapas

Muito apreciadas por visitantes e locais, as lapas são servidas com molho de manteiga, alho e limão. De fácil confeção, têm um sabor irresistível, tornando-se uma entrada ou um aperitivo perfeito para uma tarde na esplanada. 

4Milho cozido ou milho frito com atum

As papas de milho, acompanhadas com postas de atum em cebolada ou outros peixes, são tradicionais nas casas madeirenses. Há também a versão de milho frito, cortado em cubos depois de cozido. Uma comida de conforto caseira, que se tornou uma referência nas ementas dos restaurantes regionais.

5- Bolo de mel

Doce típico de excelência no Natal madeirense. Mel de cana, vinho Madeira, farinha, frutos secos e especiarias, são alguns dos ingredientes que dão sabor ao famoso bolo de mel. 

6- Filete de peixe-espada-preto com banana

Prato que homenageia um dos peixes mais capturados nos mares do arquipélago da Madeira: o peixe-espada-preto. O peixe frito é servido com banana da Madeira e regado com molho de maracujá!

7 – Carne de Vinha d’Alhos

A carne de vinha d’alhos é uma iguaria tradicional do Natal. Esta carne de porco é previamente marinada em vinho e alhos, frita e normalmente servida em sandes.

8 – Sopa de trigo

Sopa consistente, rica e rústica, com trigo, legumes, feijão e carne. Uma opção diferente, mas muito saborosa.

9 – Pudim de maracujá

Sobremesa que realça um dos frutos tropicais mais predominantes no arquipélago: o maracujá. De textura suave, o pudim de maracujá é o final perfeito de qualquer refeição.

10 – Lambeca do Porto Santo

Gelado artesanal, deliciosamente cremoso, servido em cone de bolacha. Conhecer o Porto Santo passa também por saborear as lambecas, no coração da cidade Vila Baleira.

Se vai viajar para a Madeira e deseja provar o gelado típico do Porto Santo, aproveite o cruzeiro de um dia no ferry Lobo Marinho e deixe-se deliciar pelas famosas lambecas. Vai ver que vale a pena!   

as melhores propostas gastronómicas na Madeira, sem esquecer o Porto Santo!

  • Gastronomia

    As lambecas do nosso contentamento

    ler artigo
  • Gastronomia

    Porto Santo, onde nasceu o bolo do caco

    ler artigo
WhatsApp